Que esperar de 2011?
Muito embora hajam sinais positivos que as economias mundiais irão crescer moderadamente em 2011, não podemos esquecer que as economias crescem mas o desemprego não acompanha esse mesmo ritmo. Se não houver criação de novas companhias, de novos empreendimentos, de novas ideias, as que existem dificilmente quererão admitir mais pessoal.
Sempre que se reduz o emprego, as companhias aprendem a gerir as suas necessidades com menos gente. O Silicon Valley foi e continuará a ser um bom barómetro de como fazer mais e melhor com menos gente.
O desemprego é uma realidade muito dura para milhões de pessoas e muito em especial para aqueles na faixa etária dos 50-60 anos.
Vamos ter necessidade de muita criatividade e para isso os Estados Unidos são dos melhores. Basta lembrar as crises neste nosso País desde 1985 para compreendermos quão criativos temos sido. Esperamos que o pacote legislativo do Presidente Obama possa também ajudar muitos americanos a voltar ao trabalho.
Trubuna Portuguesa deseja a todos vós um Bom Ano de 2011 e que não se percam oportunidades de emprego.